BRASIL: "ÚNICO PAÍS NO MUNDO ONDE O POVO QUE É ROUBADO
É O MESMO QUE DÁ PODER AO LADRÃO"
Ações Jurídicas
Artigos
Base Territorial
Convenções e Acordos Coletivos
Convênios
Denúncia contra Bancos
Diretoria
Esportes
Eventos
Fale conosco
Índices de Reajustes Salariais
Links
Localização / sede
Matérias
Notícias
Noticias jurídicas
Notícias RSS
Saúde
Segurança Bancária
Sindicalize-se
Untitled Document
NOTÍCIAS
Gerais
Jurídicas
RSS
Saúde
Segurança Bancária
 Artigos

Confira o último artigo cadastrado:


28/04/2008 - DIOGO MAINARDI E O NEO-RACISMO

Com ataques cuidadosamente dosados contra a política de cotas universitárias implantadas no Brasil - que está sob julgamento no Supremo Tribunal Federal -, e, na verdade, querendo atingir todas as lutas do negro brasileiro, o colunista da revista Veja, Diogo Mainardi, encampou de vez o discurso neo-racista brasileiro. "É uma chance para acabar de vez com o ‘quilombolismo’ retardatário que se entrincheirou no matagal ideológico das universidades brasileiras", afirma ele em "O quilombo do mundo" (edição 2057, 23/04/08).

Mainardi se soma a outros jornalistas da Veja (impressa e on line) e a demais pessoas que recebem espaço na maior revista de circulação nacional para mover um combate sem tréguas à aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, à política de cotas universitárias, à figura de Zumbi dos Palmares, ao Dia da Consciência Negra e, enfim, à causa da reparação das injustiças cometidas contra a comunidade negra ao longo da História brasileira.

Entremeando afirmações tendenciosas e citações do livro "Não Somos Racistas" (acredite quem quiser...) do guru do combate ao movimento negro brasileiro, o diretor de Jornalismo da Rede Globo Ali Kamel, Mainardi se mostra ainda mais parcial quando tenta apoiar sua tortuosa racionália numa frase do senador de ascendência africana Barak Obama:

- Se olharem minhas filhas, Malia e Sasha, e disserem que elas estão numa situação bastante confortável, então (raça) não deveria ser um fator. Por outro lado, se houver um jovem branco que trabalhe, que se esforce, e que tenha superado grandes dificuldades, isso é algo que deveria ser levado em consideração.

Tratou-se de um comentário superficial e meio confuso, proferido durante um debate eleitoral. A conclusão de que Obama "quebrou um tabu e defendeu abertamente o fim das cotas raciais" é uma óbvia forçação de barra. Mainardi subestima a inteligência dos seus leitores.

Agora vejamos o que a Veja, preconceituosamente, em sua página de internet, via outro jornalista da turma do Mainardi (Reinaldo Azevedo, postado em www.veja.com.br/reinaldo, no dia 07/01/208, 15h51), opinou sobre o mesmo senador e candidato a candidato do Partido Democrata:

- Que diabo se passa com o Partido Democrata americano, que tem como favoritos uma mulher e um negro com sobrenome islâmico e nenhum homem branco para enfrentá-los? (...) Para bom entendedor: tomo o par "homem branco" como apelo simbólico à tradição e à conservação de um modelo que, inegavelmente, deu certo e fez a maior, mais importante e mais rica democracia do mundo, que venceu, por exemplo, o embate civilizatório com o comunismo.

Como esse preconceito mal dissimulado ofende a qualquer ser humano digno desse nome, só restou à tropa de elite da Veja buscar o apoio da trupe dos conservadores raivosos, dos reacionários empedernidos e de alguns parlamentares influenciáveis que estão tentando barrar a implantação do Estatuto da Igualdade Racial.

Políticas de incentivo à integração do negro

Foi apenas em junho de 1998 que o Brasil empossou seu primeiro ministro de Estado negro, o mineiro Carlos Alberto Reis de Paula. Num país de aproximadamente 183 milhões de habitantes, com 11,5 milhões (6,3%) de negros, isto comprova que o Brasil é sim, um país racista, ainda que de uma forma dissimulada.

O certo é que só recentemente o problema da integração e participação digna do negro na sociedade passou a ter visibilidade nacional como política de Estado. E já produziu efeitos, pois agora são cinco os negros que participam como ministros do Governo Federal. Antes, só entravam como empregados subalternos.

Os interesses e idiossincrasias de nossa elite conservadora produziram convicções escravocratas que se tornaram estereótipos, ultrapassando os limites do simbólico e incidindo sobre os demais aspectos das relações sociais. Por isso, talvez ironicamente, a ascensão dos negros na escala social, por menor que seja, sempre deu lugar a manifestações veladas ou ostensivas de ressentimentos.

Ao mesmo tempo, a opinião pública foi, por muito tempo, treinada para desdenhar e, mesmo, não tolerar a inconformidade, vista como um injustificável complexo de inferioridade, já que o Brasil, segundo a doutrina oficial, jamais acolheu a discriminação ou preconceito.

Cotas raciais nos EUA e no Brasil
A campanha pelos direitos civis nos Estados Unidos, que ganhou notoriedade internacional com a marcha de quase meio milhão de pessoas até Washington em 1963, foi o embrião da política oficial de cotas raciais, implementada a partir de 1970.

Em 1965, quando foi assinada a lei permitindo o voto e a eleição de negros nos EUA, a esmagadora maioria era pobre; assim, na primeira eleição, pouco mais de uma centena deles conquistou mandatos públicos. Hoje são mais de 8 mil.

Primeiro país a implantar o sistema de cotas, os EUA contam (abril/2008) com uma candidata negra, Cynthia Mckinney, candidata pelo Green Party (Partido Verde estadunidense) à presidência da república e com Obama tendo grande chance de se tornar o postulante do Partido Democrata.

Se lá, como aqui, o sistema de cotas possui falhas e não resolveu todos os problemas raciais da nação, com certeza motivou um grande debate nacional e alavancou uma melhor participação dos negros em sua sociedade, tanto que estes já têm presença marcante na classe média, ao contrário do Brasil.

O reacionário Mainardi, contra tudo e contra todos
Na contramão dos grandes pesquisadores e educadores brasileiros, o colunista da Veja chegou ao cúmulo de propor que o Brasil siga o exemplo dos EUA, extinguindo totalmente a gratuidade no ensino superior:

- Se é para macaquear os Estados Unidos, temos de macaqueá-los por inteiro. A universidade pública americana cobra mensalidade dos alunos. Quem pode pagar, paga. Os outros se arranjam com bolsas, empréstimos ou bicos.

Como se fosse possível equiparar dois países em estágios de desenvolvimento econômico tão diferentes! E como se os estudantes daqui tivessem a mesma facilidade em levantar recursos por meio de "bolsas, empréstimos ou bicos"!

Bem se vê que Mainardi, habitando ou não no Brasil, estará sempre a anos-luz de distância de nossa sofrida realidade... o que não o impede de tentar, arrogantemente, ensinar a nós, nativos, como devemos viver, segundo o figurino da metrópole.

A violência policial e o silêncio cúmplice dos neo-racistas

Negros de qualquer classe social, no Brasil, são tratados da forma mais preconceituosa e arbitrária pelas autoridades policiais - vide o caso do dentista Flávio Ferreira Sant'Ana, assassinado em 2004 na zona norte paulistana apenas por suspeitarem que tivesse roubado o luxuoso carro que dirigia.

É nas estatísticas da violência policial contra os negros que as contradições da sociedade brasileira se mostram mais agudas, como se depreende, p. ex., de uma pesquisa que o Datafolha realizou em 1997 na cidade de São Paulo:

- a escolaridade e condição financeira têm pouca influência sobre a freqüência e incidência das revistas policiais e da violência praticada pela polícia;

- entre os da raça negra, quase metade (48%) já foi revistada alguma vez. Desses, 21% já foram ofendidos verbalmente e 14%, agredidos fisicamente por policiais;

- os pardos superam os negros em ofensas: 27% deles foram ofendidos verbalmente e 12% agredidos fisicamente. Ao todo, 46% já foram revistados alguma vez; e

- a população branca é menos visada pela polícia. Entre estes, 34% já passaram por uma revista, 17% ouviram ofensas e 6% já foram agredidos, menos da metade da incidência entre negros.

Sobre a violência seletiva aplicada em muito maior escala e intensidade contra a população negra pelas polícias estaduais, os neo-racistas se calam, não escrevendo uma palavra sequer. Tais fatos não entram nas elocubrações deles, as vidas ou direitos destas pessoas não lhes interessam, pois na verdade não têm o que dizer sobre este assunto. Nem mesmo o guru Ali Kamel, que parece ter fixação por estatísticas, encontrou justificativa para estas.

Final rancoroso e melancólico
Como já fizera no título, Mainardi termina seu artigo dando uma conotação pejorativa à palavra quilombo:

- O Brasil se refugiou no passado. O Brasil é o quilombo do mundo.

Quilombo, segundo o dicionário Aurélio, é "estado de tipo africano formado, nos sertões brasileiros, por escravos fugidos". Para nós, quilombo simboliza toda uma luta por liberdade e justiça. Ademais, como em alguns quilombos também viviam índios e brancos simpatizantes, pode ter sido o primeiro lugar no Brasil onde pessoas de raças diferentes conviveram harmoniosamente.

Destruidor de quilombos foi o bandeirante Domingos Jorge Velho, matador de negros do Século 17, até hoje relacionado entre os maiores assassinos de nossa História. Seus seguidores, como Mainardi, Reinaldo de Azevedo e Ali Kamel, atiram-se com o mesmo furor homicida contra a imagem dos quilombos. Só que, em vez de apertar gatilhos, comprimem teclas.

Não percebem, entretanto, que jamais conseguirão deletar as páginas de heroísmo escritas pelos negros, nem sua possibilidade de obterem agora o que lhes foi negado durante séculos.

Mas estão deletando a si próprios da civilização, eles sim refugiados num passado vergonhoso: aquele em que os preconceitos raciais ainda podiam ser expressos impunemente. Hoje, pelo contrário, só despertam perplexidade, indignação e asco.

(*) Freelancer; artigo publicado originalmente no portal Adital

Por: Ismar C. de Souza*.

"O negro que lute

pra poder sonhar

em mudar isso aqui,

o poder tem tantas mãos

e só sabe mentir"

(Djavan, "Soweto")

Fonte: DIAP
 Outras Artigos

24/09/2015 - O MESMO FISIOLOGISMO DE SEMPRE

18/09/2015 - O ÚLTIMO ATO

10/09/2015 - DILMA TEME O POVO

06/05/2015 - OKAMOTO TENTA LIVRAR A CARA DO LULLA COMO INTERMEDIÁRIO DO BNDES

04/05/2015 - A PERIGOSA ALIANÇA ENTRE A INGOVERNABILIDADE E O IMPEACHMENT

17/10/2014 - ELEIÇÕES

08/10/2014 - AÉCIO PODE COMPRAR O PALETÓ DA POSSE

03/10/2014 - UM PAÍS DE ACOMODADOS

18/09/2014 - O ABRAÇO DE LULA À CAVERNA DO ALI BABÁ

02/03/2014 - AS DISTORÇÕES IMORAIS NA TERRA DOS MARAJÁS

28/02/2014 - NADA MAIS IRÁ NOS ESCANDALIZAR

28/02/2014 - UM DIA TRISTE PARA A JUSTIÇA

28/02/2014 - BRASILEIRO NÃO REAGE E DILMA TENTA IMPEDIR VIAGEM AO EXTERIOR

19/06/2013 - A NOSSA LIBERDADE

15/06/2013 - RETIRAR PODER DE INVESTIGAÇÃO DO MP É O MESMO QUE BENEFICIAR INVESTIGADOS

10/06/2013 - SÃO PAULO ESTÁ PARANDO OU JÁ PAROU

10/06/2013 - GABRIELLI DEIXOU O CAMPO MINADO POR CONTRATOS QUE CHEIRAM MAL NA PETROBRAS

31/05/2013 - CRESCIMENTO MEDÍOCRE AMEAÇA CLASSE C E DESEMPENHO ELEITORAL DO PT EM 2014

29/05/2013 - FHC CHAMA PRÁTICAS POLÍTICAS DO BRASIL DE 'ERRADAS E ' DEFORMADAS'

02/05/2013 - BARBÁRIE E CIVILIZAÇÃO

01/05/2013 - RENOVAÇÃO, DEPURAÇÃO E EXPURGO, OU STALIN E LULA

30/03/2013 - OS EFEITOS DE TANTAS VIAGENS

24/02/2013 - MÁFIA DE TUDO QUANTO É LUGAR

15/01/2013 - 2013: ANO COM FORTE RISCO DE FLEXIBILIZAÇÃO DE DIREITOS

08/09/2012 - A CASQUINHA DE SORVETE

16/08/2012 - MERCOSUL: A OPÇÃO PELO ATRASO

30/07/2012 - O CÔMICO E O GROTESCO NA CRÔNICA DO MENSALÃO

05/10/2011 - A NEGOCIAÇÃO SEMPRE É BEM VINDA

06/09/2011 - A JUSTIÇA AINDA TEIMA EM FUNCIONAR EM UM ÚNICO TURNO

06/09/2011 - O SUBMUNDO DO GOVERNO

06/09/2011 - A PIOR ESCOLHA DE LULA

18/08/2011 - SOBRAM VAGAS NO MAUSOLÉU DOS CORRUPTOS

18/08/2011 - O NOME DA DOENÇA QUE ASSOLA O BRASIL É LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

27/06/2011 - SEGREDO DE PAULO RENATO ATINGE O PSDB

31/03/2011 - CARTA A UM DESEMPREGADO

06/11/2010 - LULA RESSUCISCITA A CPMF PARA VINGAR-SE DOS QUE SEPULTARAM O SONHO DO TERCEIRO MANDATO

08/06/2010 - A ERA DA BOÇALIDADE

30/03/2010 - EIS O PT DE VOLTA À SUA NATUREZA. O PARTIDO TEM SEUS OBJETIVOS, E A SOCIEDADE QUE SE DANE!

22/03/2010 - SHALOM, LULA

15/03/2010 - O DESPERTAR DO DITADOR

10/03/2010 - PREVIDÊNCIA PRIVADA E O FUTURO DOS FILHOS

08/02/2010 - O COMEÇO DO FIM DO MUNDO

07/01/2010 - ESTRELA CADENTE

06/09/2009 - ACERTEI NO MILHAR

22/08/2009 - RENDIÇÃO À BARGANHA

19/08/2009 - REFLEXÕES SOBRE O FATOR MARINA DA SILVA

18/08/2009 - O DÍZIMO DO TRÁFICO

01/08/2009 - SARNEY ESTÁ PRESTES A RENUNCIAR AO CARGO

28/07/2009 - UMA "COLOCAÇÃO" NO SENADO

24/07/2009 - O GRANDE ENCONTRO

06/07/2009 - A CASA DA MÃE JOANA

15/06/2009 - SENADO FEDERAL

09/06/2009 - O SALÁRIO MÍNIMO E A EMENDA PAIM

08/06/2009 - O MINISTRO CHAPADO

08/06/2009 - A ORIGEM DA DESIGUALDADE

19/05/2009 - A MORAL DE DELÚBIO

19/05/2009 - MUDAR PARA FICAR IGUAL

27/03/2009 - A CASA DA MÃE JOANA

26/03/2009 - O CONSUMIDOR E O CAPITALISMO SELVAGEM

20/03/2009 - A CAPITALIZAÇÃO DE JUROS NOS CONTRATOS BANCÁRIOS

12/03/2009 - CAUÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA

09/03/2009 - DÁ PARA GUARDAR ESSE SEGREDO?

27/02/2009 - O CONTROLE DO SISTEMA FINANCEIRO

23/02/2009 - SOB O DOMÍNIO DE TRAVIS

16/02/2009 - MOEDA

23/01/2009 - TRIBUNAL S/A

22/01/2009 - PEDÁGIO OU INJUSTIÇA?

07/01/2009 - RESGATANDO A DIGNIDADE NA PREVIDÊNCIA SOCIAL

27/12/2008 - POR CULPA DA JUSTIÇA MOROSA

20/12/2008 - MISTERIOSO CARTÃO DE NATAL

17/12/2008 - JUDICIÁRIO ENXOVALHADO

15/12/2008 - AS MAZELAS DA CORRUPÇÃO

11/12/2008 - O CONTÁGIO DA CORRUPÇÃO

06/12/2008 - ELES NÃO AMAM A VIDA

06/12/2008 - RESPEITO

05/12/2008 - SOBRE O QUE É MUTÁVEL

05/12/2008 - ERROS DIVERSOS E CONSTANTES

04/12/2008 - QUEM É IDOSO?

04/12/2008 - BANCOS QUEBRANDO

13/11/2008 - ÉTICA: UMA NECESSIDADE

13/11/2008 - ESTÍMULO À FRAUDE

08/11/2008 - A CRISE FINANCEIRA GLOBAL E O ESTADO BRASILEIRO

08/11/2008 - ENFIM, A BOLHA EXPLODIU...

03/11/2008 - VOCÊ RESPONDE OU REAGE...

27/10/2008 - VOCÊ UTILIZA A TÉCNICA DA RECOMENDAÇÃO...

27/10/2008 - CONVENÇÃO 158 DA OIT E A PERDA DO EMPREGO

27/10/2008 - CUIDADOS EXTRAS NA AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS

21/10/2008 - ENTREGUE TUDO O QUE VENDE...

18/10/2008 - ATEUS BATEM NA PORTA DAS RELIGIÕES, POR LEONARDO BOFF*

18/10/2008 - MODERADORES DE APETITE

18/10/2008 - A ÚLTIMA AULA, POR VOLNEI CARLIN*

18/10/2008 - A RESCISÃO DOS CONTRATOS

18/10/2008 - CHANCE DE SER FELIZ

18/10/2008 - A EVOLUÇÃO DO DIREITO AO SILÊNCIO

29/09/2008 - CUIDADO COM SEU VOTO!

29/09/2008 - O IMPENSÁVEL ACONTECEU

17/09/2008 - "NUNCA ANTES..."

17/09/2008 - SAIBA TUDO SOBRE SEU NEGÓCIO

29/08/2008 - A LUTA DOS CORTADORES DE CANA

29/08/2008 - TEMPERAMENTO DE REBANHO

29/08/2008 - DANTAS, O ABORRECIDO

29/08/2008 - II PARTE: PORQUE NÃO SOMOS BONS OUVINTES...

26/08/2008 - A FOME NOS TEMPOS DAS SUPERSAFRAS

25/08/2008 - I PARTE: PORQUE NÃO SOMOS BONS OUVINTES...

18/08/2008 - JULGAR PELA LIBERDADE, PUNIR PELA NATUREZA

16/08/2008 - A CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE

09/08/2008 - BARRADAS NO BAILE, OU ÓDIO ÀS GORDAS

08/08/2008 - CONJUNTURA ECONÔMICA DESAFIA NEGOCIA COLETIVA

06/08/2008 - SALÁRIO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

27/07/2008 - O FIO DA NAVALHA

27/07/2008 - ELES QUEREM SEU SANGUE

24/07/2008 - EU SOU A BRITNEY SPEARS!

22/07/2008 - ERRO MÉDICO E JUSTIÇA

21/07/2008 - OUVIR É MAIOR VIRTUDE DAS RELAÇÕES HUMANAS

21/07/2008 - POR TRÁS DA OPERAÇÃO-ABAFA

21/07/2008 - AS RUAS, O PALÁCIO E O PALANQUE

21/07/2008 - REFORMA TRABALHISTA, SIM. MAS QUAL?

20/07/2008 - UM PAÍS CORRUPTO. COMO OUTROS

17/07/2008 - NASSIF, O BANANA

16/07/2008 - E TUDO CONTINUA IGUAL

15/07/2008 - RETROCESSO NA EDUCAÇÃO

14/07/2008 - DANIEL DANTAS, O SÍMBOLO DA PRIVATARIA

09/07/2008 - COISAS QUE INCOMODAM

08/07/2008 - TRABALHADOR ESTÁ A FIM DE LUTA

29/06/2008 - O MERCADO DA EDUCAÇÃO

28/06/2008 - O CIMENTO DA TRAGÉDIA

28/06/2008 - O FLANELINHA DOS ARES

27/06/2008 - PREVIDÊNCIA, O STF E UM NOVO ROMBO

27/06/2008 - DUAS PAISAGENS

27/06/2008 - A "WALMARTIZAÇÃO" DO TRABALHADOR COMERCIÁRIO

27/06/2008 - NUNCA É TARDE PARA MUDAR

22/06/2008 - ASSALTO AO DINHEIRO PÚBLICO ERA PREVISÍVEL

22/06/2008 - CORRUPÇÃO

22/06/2008 - O EXÉRCITO E AS URNAS

14/06/2008 - OS ABUTRES DA AVIAÇÃO

13/06/2008 - CPMF/CSS

13/06/2008 - O COFRE, A CADEIA E O DOSSIÊ

13/06/2008 - MCLANCHE FELIZ

13/06/2008 - EDUCAÇÃO, CRESCIMENTO E DESIGUALDADE

07/06/2008 - AGIR RÁPIDO, AGIR JUNTOS

07/06/2008 - ESMOLA COM DINHEIRO ALHEIO

03/06/2008 - A IDIOTIZAÇÃO DA TELEVISÃO

02/06/2008 - O NOME É ANGELA MARIA SLONGO

02/06/2008 - O LADO SOMBRIO DA INTERNET

02/06/2008 - AS ESCRAVAS DAS FARC

30/05/2008 - UMA JORNADA HISTÓRICA

30/05/2008 - LICENÇA PARA A REVOLUÇÃO

28/05/2008 - NÃO SOFRO DE DIEGOMAINARDICE

26/05/2008 - A EMNDA 29 E A FÊNIX CPMF

20/05/2008 - OS TRABALHADORES MERECEM RESPEITO

20/05/2008 - O TRABALHADOR, A JUSTIÇA E A PREVIDÊNCIA

19/05/2008 - A BATALHA DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

17/05/2008 - A FORÇA MORAL DO JUDICIÁRIO

17/05/2008 - ARTUR DA TÁVOLA E A VIDA INTERIOR

15/05/2008 - EU SOU BBB-VOCÊ É BBB

14/05/2008 - ACIDENTE DE TRABALHO E NEXO CAUSAL

11/05/2008 - O SENADO?, POR AFFONSO GHIZZO NETO

11/05/2008 - A PIOR MISÉRIA

04/05/2008 - LÍNGUA PORTUGUESA

04/05/2008 - O RALO DO DESPERDÍCIO

03/05/2008 - FOME: ALIMENTOS COMO NEGÓCIO, POR

30/04/2008 - CAIU NA REDE É PEIXE

28/04/2008 - REVISTA ÍNTIMA E DANOS MORAIS

28/04/2008 - O PREÇO DO AUMENTO DOS JUROS

27/04/2008 - FARELO PARA UNS, CAPIM PARA OUTROS

27/04/2008 - PILANTROPIA

27/04/2008 - A URGÊNCIA DA EDUCAÇÃO

21/04/2008 - O QUE A IMPRENSA NÃO DIZ SOBRE A INFLAÇÃO DA

21/04/2008 - FOGO NO PAIOL

21/04/2008 - PELLEGRINO CRITÍCA FHC, MAS LULA FAZ O MESMO

20/04/2008 - BRASIL PERDE R$ 29 BILHÕES/ANO COM

20/04/2008 - O QUILOMBO DO MUNDO

19/04/2008 - COMENSALIDADE: REFAZERA HUMANIDADE

15/04/2008 - INFORME-SE ANTES DE XINGAR

15/04/2008 - A URGÊNCIA DA EDUCAÇÃO

15/04/2008 - É CRÉU NELES! É CRÉU NELAS!

09/04/2008 - ENTENDEU, TABATHA?

08/04/2008 - PROMESSAS ENGANOSAS

03/04/2008 - ENTRE ESCÂNDALOS E DESTILADOS

31/03/2008 - A REPRESSÃO AO CONSUMIDOR

25/03/2008 - TOTALITARISMO VOLUNTÁRIO

24/03/2008 - O CORVO ESPERA

24/03/2008 - O CUSTO DA GUERRA

24/03/2008 - O LAMENTÁVEL TABAGISMO!

24/03/2008 - O ESQUERDISMO CLINICAMENTE MORTO

21/03/2008 - O DIREITO DO SER NASCENTE

20/03/2008 - PODER E SEXO

18/03/2008 - NOTÍCIAS LÍQUIDAS

18/03/2008 - O CALVÁRIO DOS PROFESSORES

16/03/2008 - QUE TAL ACABAR COM O IRPF?

16/03/2008 - FORÇA DAS CORPORAÇÕES

14/03/2008 - NAPOLEÃO E O BRASIL

13/03/2008 - CADÊ O ROMBO DA PREVIDÊNCIA?

13/03/2008 - ACIDENTE DE TRABALHO E DEVER DE INDENIZAR

13/03/2008 - IMBECILIDADES IMOBILIÁRIAS

07/03/2008 - DIREITO EMPRESARIAL

07/03/2008 - DIREITO EMPRESARIAL

07/03/2008 - DIREITO EMPRESARIAL

03/03/2008 - A REPÚBLICA ABSOLUTISTA

01/03/2008 - HUMANOS?

01/03/2008 - A MINHA ENXAQUECA

27/02/2008 - O BRASIL E O MISTÉRIO DAS DUAS DÍVIDAS

22/02/2008 - ESPEREI GODOT. E ELE APARECEU

21/02/2008 - A NOITE DOS GENERAIS

21/02/2008 - AS VÍTIMAS DAS DROGAS

20/02/2008 - PSIU. RECEBEU MARCOS VALÉRIO?

09/02/2008 - TODA ARROGÂNCIA SERÁ CASTIGADA

09/02/2008 - VOCÊ É UMA PESSOA FELIZ?

09/02/2008 - RAIVAS DESPROPORCIONAIS

04/02/2008 - OS CUSTOS DE VIVER PERIGOSAMENTE

03/02/2008 - FANTÁSTICO? SÓRDIDO?

02/02/2008 - A FEIRA DOS MORTAIS E DOS IMORTAIS

02/02/2008 - O NEPOTISMO

01/02/2008 - PROJETO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO

31/01/2008 - NOSOCÔMIO FINANCEIRO

31/01/2008 - SEGURO-DESEMPREGO

31/01/2008 - MUDANÇA DE PARADIGMA

27/01/2008 - 359 PASSOS AO REDOR DO MUNDO

26/01/2008 - PARA ONDE ESTAMOS FUGINDO?

19/01/2008 - O SENTIDO DO HUMOR E DA FESTA

14/01/2008 - A SAÍDA, MAIS UMA VEZ, É CRESCER

12/01/2008 - PRINCÍPIO TERRA

10/01/2008 - AGENDA NECESSÁRIA E AGENDA POSSÍVEL

08/01/2008 - "QUANDO A RAZÃO SE EXTINGUE, A LOUCURA É...

29/12/2007 - FICAMOS MAIS BESTIAIS

24/12/2007 - MEU PRATO DE NATAL

24/12/2007 - QUE MATÉRIA

24/12/2007 - O DOCE RABI

17/12/2007 - TEM CARA DE TIOZÃO

15/12/2007 - TRANSCENDÊNCIA E TRANSPARÊNCIA

02/12/2007 - BATALHA FINAL ENTRE LULA E FHC

19/11/2007 - CHÁVEZ, O NAPOLEÃO DE CIRCO

07/11/2007 - A IMUNDÍCIE CONTINUA LÁ

25/10/2007 - 18 BRUMÁRIO DE LULA

22/10/2007 - O PASTOR DA PAJERO

12/10/2007 - TROPA DE ELITE É FICHINHA

06/10/2007 - A EUROPA E O FMI

06/10/2007 - O QUE DEU EM MIM?

04/10/2007 - A LENTA MORTE DOS DIREITOS TRABALHISTAS

29/09/2007 - AMOR FRANCISCANO

29/09/2007 - McCARTHY ESTAVA CERTO

28/09/2007 - UMA CORRUPÇÃOZINHA

27/09/2007 - AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ

26/09/2007 - E SE MARES GUIA FOSSE UM SINDICALISTA?

16/09/2007 - ECONOMIA CALMA, ÉTICA ESCASSA

11/09/2007 - FAVELA BRASIL

08/09/2007 - O MULÁ OMAR BRASILEIRO

06/09/2007 - FIO DO BIGODE

03/09/2007 - O FIM DA ASSOMBRAÇÃO

30/08/2007 - CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DOS MINISTROS DO SUPREMO

27/08/2007 - FALTA QUERER...

27/08/2007 - MAIS SOBRE A AGENDA DE DIRCEU...

18/08/2007 - A ESPIRAL DA ÉTICA

18/08/2007 - A AGENDA DE DIRCEU...

11/08/2007 - LULINHA ESTÁ SENDO INVESTIGADO PELA POLÍCIA...

07/08/2007 - DEMITIDOS TÊM REVISÃO DOS PLANOS COLLOR E...

06/08/2007 - DIRIGENTE SINDICAL, ESTABILIDADE CONST...

06/08/2007 - O PISTOLEIRO DIRCEU

02/08/2007 - HERÓIS EM TEMPOS SOMBRIOS

02/08/2007 - A RESPEITO DA LEGALIDADE DA GREVE POLÍTICA

01/08/2007 - REGULAMENTAÇÃO DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO...

31/07/2007 - MORREMOS TODOS

30/07/2007 - O PROBLEMA DO GOVERNO LULA É GERENCIAL...

30/07/2007 - CLEPTOCRACIA EM PROSA E VERSO...

27/07/2007 - MINISTÉRIO DO ATAQUE

26/07/2007 - VERGONHA

25/07/2007 - O CUSTO DA CRISE...

24/07/2007 - CHIMPANZÉS PATINADORES

23/07/2007 - SC E ITÁLIA

23/07/2007 - AOS MESTRES, COM CARINHO

18/07/2007 - PRA FRENTE, BULGÁRIA!

17/07/2007 - "ESTUDA PARA NÃO PARECERES COTISTA"

17/07/2007 - UMA JUSTIÇA PARA INIMPUTÁVEIS

16/07/2007 - A HORA CERTA...

13/07/2007 - REDENTOR VELHO DE GUERRA

11/07/2007 - ELES SÃO OBA!, EU SOU EPA!

09/07/2007 - RELAÇÕES PERIGOSAS...

09/07/2007 - O INIMIGO DO AGRONEGÓCIO

08/07/2007 - DOIS PESOS PARA DOIS "CRIOULOS"

07/07/2007 - INDIGNADOS E ENVERGONHADOS

04/07/2007 - UMA CHANCE PARA ENQUADRAR A AEROCRACIA

03/07/2007 - O LOGARÍTMO VERDE-AMARELO: PORTARIA DO...

23/06/2007 - A FADA SININHO...

20/06/2007 - MANGABEIRA E O FOLCLORE DA CORRUPÇÃO

19/06/2007 - A IMPUNIDADE E A MOROSIDADE DO PROCESSO

18/06/2007 - NOTAS BAIXAS

18/06/2007 - PAÍS DO ABSURDO...

12/06/2007 - A BLINDAGEM DO PRESIDENTE...

11/06/2007 - O JURO DOS IDOSOS

06/06/2007 - O PERIGO DE UM TREM-BALA PERDIDA

06/06/2007 - A GAUTAMA DO ÉTER

05/06/2007 - TRIANGULAÇÃO PERIGOSA

04/06/2007 - A MÃE DE TODAS AS CORRUPÇÕES...

04/06/2007 - AQUECIMENTO GLOBAL...

02/06/2007 - OLHAR LONGE, PARA A FRENTE

02/06/2007 - SER HUMANO IMPERFEITO...

02/06/2007 - A ESCALA HUMANA...

30/05/2007 - CORRUPTOS E CORRUPTORES

29/05/2007 - ABORTO: ENTRE A COMPAIXÃO E A INQUISIÇÃO

29/05/2007 - O ESCÂNDALO ESTÁ DESMORALIZADO...

26/05/2007 - O PAC TEM DE PARAR

23/05/2007 - REPROVANDO A APROVAÇÃO

22/05/2007 - MALDITOS SEJAM OS VAMPIROS BRASILEIROS...

13/05/2007 - O NOME DAS COISAS...

08/05/2007 - O TROÇO

08/05/2007 - A MORTE DO GAROTO DE PROGRAMA

21/04/2007 - COMBATE À CORRUPÇÃO

21/04/2007 - IMPUNIDADE, UM FENÔMENO ANTIGO

18/04/2007 - A CPI DO APAGÃO DAS CPIS

18/04/2007 - UM MAU NEGÓCIO

17/04/2007 - O HOMEM-OBJETO

15/04/2007 - CONFISSÃO DE CULPA

14/04/2007 - AFRONTA À CIDADANIA - CADA DEPUTADO CUSTA...

13/04/2007 - JORNADINHA DE TRABALHO

12/04/2007 - ENGANOS FATAIS

10/04/2007 - PARABÉNS, "LULLA"!

09/04/2007 - EMENDA 3 ATENTA CONTRA ESTADO DE DIREITO

05/04/2007 - BANDIDOS x CAMUNDONGOS

04/04/2007 - UM PAÍS QUE NÃO INVESTE

04/04/2007 - A BANCADA DO PRESO

03/04/2007 - MULHERES NUAS ENTRE...

02/04/2007 - MÃE VINGATIVA

02/04/2007 - ENFEITIÇARAM O BARBUDO

01/04/2007 - O DNA DAS FRAUDES NO GOVERNO LULA

30/03/2007 - O QUE É CENSURA

30/03/2007 - "HOME PAGE" SINDICATO

30/03/2007 - PLANO BRESSER

29/03/2007 - TERCEIRO SETOR

27/03/2007 - A GLOBO E AS MEIAS VERDADES

25/03/2007 - O TREM MINISTERIAL

25/03/2007 - MENSAGEM

24/03/2007 - ESPÍRITO, MATÉRIA E VIDA: ERAS DO HUMANO

22/03/2007 - ELLE DE NOVO

22/03/2007 - A REAÇÃO À CPMF

22/03/2007 - MEMÓRIA DE UMA FRAUDE

  Sindicalize-se
+ Detalhes  
  Eventos
FESTA DOS BANCÁRIOS...
+ Detalhes
Itajaí - SC | Rua José Ferreira da Silva, 48 - Cx. Postal 118 - Centro | Telefone: (47) 3348-6374 |||  By Vale da Web
Copyright © 2024 SEEBI. Todos os Direitos Reservados.