BRASIL: "ÚNICO PA͍S NO MUNDO ONDE O POVO QUE É ROUBADO
É O MESMO QUE DÁ PODER AO LADRÃO"
Ações Jurídicas
Artigos
Base Territorial
Convenções e Acordos Coletivos
Convênios
Denúncia contra Bancos
Diretoria
Esportes
Eventos
Fale conosco
Índices de Reajustes Salariais
Links
Localização / sede
Matérias
Notícias
Noticias jurídicas
Notícias RSS
Saúde
Segurança Bancária
Sindicalize-se
Untitled Document
NOTÍCIAS
Gerais
Jurídicas
RSS
Saúde
Segurança Bancária
 Notícias Gerais

Confira as últimas notícias gerais :

18/10/2017 - GOVERNO QUER TRANSFORMAR CAIXA EM EMPRESA DE SOCIEDADE ANÔNIMA

Mudança, que será levada hoje ao conselho de administração do banco, abre espaço para uma futura abertura de capital da instituição (Murilo Rodrigues Alves e Adriana Fernandes)


A área econômica quer transformar a Caixa em uma empresa de sociedade anônima, modelo pelo qual o capital do banco é dividido em ações. A intenção é melhorar a governança e abrir caminho par a abertura de capital da instituição.


O modelo é o mesmo do Banco do Brasil, cujo acionista majoritário é a União. Ainda assim, o BB continua sendo um banco público. Já a Caixa é um banco com único acionista: a União.


O assunto pode ser votado hoje em reunião do conselho de administração do banco, presidido pela secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, que defende a mudança. O Estadão/Broadcast apurou, porém, que ainda faltam alguns pareceres técnicos para analisar o assunto.


Segundo uma fonte da equipe econômica, o novo modelo é visto como o mais adequado por diminuir a interferência política, pelas exigências normativas em relação à transparência da     instituição e pela pressão dos acionistas minoritários (caso o banco abra o capital) por resultado melhores na comparação com os concorrentes.


Dessa forma, decisões de investimentos ou desembolsos que coloquem em risco a saúde financeira do banco seriam monitorados e possivelmente evitados pela fiscalização dos minoritários.


O governo vem discutindo com a Caixa uma revisão estatuto do banco e medidas para adesão da instituição ao programa de governança das estatais da B3 (a Bolsa de Valores brasileira). Segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o banco teve problemas com perdas relacionadas a decisões erradas de desembolsos.


“A ideia é que a Caixa seja um banco que tenha governança sólida, que faça decisões de crédito saudáveis e que possa, portanto, ter resultados positivos para o governo e para a sociedade”, afirmou Meirelles, em entrevista ao Estadão/Broadcast.


O ministro afirmou que o governo conta com a Caixa para assegurar o crescimento do País nos próximos anos. Meirelles ressaltou, no entanto, que, no momento, não há proposta de abertura de capital da Caixa como um todo, apenas da área de seguros do banco.


Programas. Com forte influência política, a Caixa encampou programas que tecnicamente colocavam em risco a saúde financeira do banco. Um dos exemplos mais gritantes foi o programa Minha Casa Melhor, de financiamento de móveis e eletrodomésticos para beneficiários do Minha Casa Minha Vida, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.


Embora a área jurídica do banco tivesse recomendado que o programa não entrasse em vigor no modelo que foi desenhado pela equipe da ex-presidente, o banco assumiu os riscos. Um ano e meio depois, o governo da própria Dilma teve que cancelar o Minha Casa Melhor devido à alta inadimplência do programa, que beirava 30%.


Ainda na gestão PT, o banco foi usado em manobras contábeis para melhorar as contas públicas e serviu de locomotiva do crédito para impulsionar o crescimento.


Procurada, a Caixa não quis comentar.




Fonte: ESTADÃO / FEEB PR

 Outras Notícias

18/10/2017 - QUATRO MAIORES BANCOS DETÊM 78,6% DO CRÉDITO NO PAÍS, DIZ BANCO CENTRAL

18/10/2017 - NUMA SÓ OPERAÇÃO NA CAIXA , MOREIRA FRANCO LEVOU PROPINA DE R$ 7,8 MILHÕES

18/10/2017 - MPF E MPT SUGEREM REVOGAÇÃO DE PORTARIA QUE ALTERA REGRAS DO TRABALHO ESCRAVO

17/10/2017 - JUÍZES CRITICAM A REORMA E PODEM NÃO APLICAR NOVA LEI

17/10/2017 - ITAÚ TERÁ DE APRESENTAR MAIS INFORMAÇÕES PARA COMPRAR XP INVESTIMENTOS

17/10/2017 - GOVERNO REDUZ MUDANÇAS NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

17/10/2017 - RECOLOCAÇÃO:PROFISSIONAIS OMITEM DADOS E ACEITAM GANHAR MENOS, APONTA PESQUISA

17/10/2017 - LAVA JATO BUSCA DONOS DE R$ 2,52 BILHÕES NA SAÍÇA ; INVESTIGAÇÃO DEVE SE ESTENDER À CHINA

13/10/2017 - DECISÃO DO STF DEIXA LEGISLATIVO "LIVRE PARA FAZER SUA DITADURA" , DIZ PREFESSOR DE ÉTICA

13/10/2017 - CONDENADO NA LAVAJATO, JOSÉ DIRCEU VAI SE APOSENTAR PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS

  Sindicalize-se
+ Detalhes  
  Eventos
FESTA DOS BANCÁRIOS...
+ Detalhes
Itajaí - SC | Rua José Ferreira da Silva, 48 - Cx. Postal 118 - Centro | Telefone: (47) 3348-6374 |||  By Vale da Web
Copyright © 2017 SEEBI. Todos os Direitos Reservados.